Categories

domingo, janeiro 03, 2021

Um apanhado de 2020 // Catching-up

 


Queridos viajantes,

Espero que estejam bem. 
É verdade. Temos andado um pouco desaparecidos, a tentar perceber o que os Esquilos para as Nozes e o Campo Aberto podem ser este ano. 

Nesta breve mensagem, fazemos um apanhado do que andámos a fazer em 2020 e aquilo que esperamos fazer em 2021.

2020 - para todos, parece-me - foi um ano de interrupção e de pausa: abrupta, surpreendente, repentina; e lento, depois, na retoma, na continuação do movimento possível.

Durante a quarentena, andamos à procura de formas de trazer o cinema para a rua, para espaços abertos, onde ainda pudéssemos ver filmes juntos, mantendo o distanciamento social.

Depois da quarentena, durante o Verão, os Esquilos para as Nozes juntaram-se ao estúdio de design colaborativo El Warcha - que significa workshop em árabe - , ao Atelier Ser e ao Projecto Lá Tinha  que também andavam à procura de uma forma de trazer o cinema para a rua, neste novo mundo, e construímos o Cine à Roda , em colaboração com a comunidade em situação de sem-abrigo e os artistas dos diferentes colectivos, um cinema itinerante que fez várias projecções em Lisboa, no Verão de 2020.



O Cine à Roda é um cinema numa bicicleta, uma ferramenta comunitária e para a construção de comunidades e um lugar de debate, conversas e pensamento. A uma clássica bicicleta Órbita atrelamos uma cabine de projecção itinerante, fruto da interacção criativa entre a população em situação de sem-abrigo, a comunidade local e artistas de vários colectivos relacionados com o design, o cinema e as artes gráficas.

O Cine à Roda foi apenas o primeiro projecto piloto do El Warcha Lisboa e, depois do término da nossa campanha de angariação de fundos, estamos agora a trabalhar para continuar a construir ferramentas culturais para a cidade, com a comunidade. A próxima será uma cozinha itinerante que será construída em residência no Largo Residências, ao Intendente, em Lisboa, já a partir de Janeiro. 

Em 2021, os Esquilos para as Nozes continuarão a contribuir para o pensamento, produção e programação de cinema e outras iniciativas culturais no contexto do atelier de design colaborativo El Warcha Lisboa.

Quanto às sessões mensais do Campo Aberto, estamos neste momento a desenhar a programação da próxima temporada do nosso ciclo de cinema dedicado a viagens pelas margens da propriedade. A próxima temporada do Campo Aberto procurará manter-se alinhada com aquela que é uma das linhas definidoras desta programação de cinema: isto é a de criar um um lugar leve e livre onde possamos ver filmes juntos e onde, juntos, possamos brincar ao e com o cinema, com um pouco de corte e costura audiovisual e regras do jogo que não são nunca para se levarem demasiado a sério. 

Para esta próxima temporada, queremos regressar a uma das buscas fundadoras do Campo Aberto, isto é, a de criar um lugar de encontro e intersecção entre os meios audiovisuais: a imagem, o som, a palavra, a música, pois nunca acreditámos que houvesse uma distinção e divisão clara entre eles e queremos ser, acima de tudo, com este cineclube, facilitadores desses cruzamentos. E por isso pensámos uma programação que possa tornar próximas, em vez de distantes, as diversas matérias do audiovisual. 

Mas para isso precisamos da vossa ajuda. 
Estamos à procura de um novo espaço para retomar as sessões do Campo Aberto, em Lisboa, a partir de Março, se a evolução da pandemia nos permitir. Se souberem de algum espaço que possa ser adequado e estar interessado em receber a programação de cinema do cineclube Campo Aberto, uma vez por mês, podem escrever-nos para esquilosparaasnozes@gmail.com ou através do instagram @cineclubecampoaberto.

Igualmente, se tiverem amigos, colegas, conhecidos artistas que trabalhem com os audiovisuais (imagem, som, arte sonora, música, fotografia, etc.) e que possam estar interessados em fazer uma peça a partir de materiais de arquivo ou materiais próprios para uma das sessões da próxima temporada do Campo Aberto, falem-lhes do projecto e ponham-nos em contacto.

Por fim, se conhecerem algum arquivo de filmes amadores, efémeros, familiares ou industriais que possa estar interessado em abrir o acesso e ceder alguns materiais para experimentação audiovisual, queremos muito conversar com eles!

Muito, muito obrigada 
e até muito, muito em breve.

***

sofia &
esquilos para as nozes


Sem comentários:

Enviar um comentário